Habilidades de comunicação indispensáveis aos Líderes

10 habilidades e características de comunicação indispensáveis de líderes de sucesso.

 

Bons líderes são objetivos, confiantes e focados. Eles dão o exemplo, promovem um ambiente enérgico e são especialistas em gestão das expectativas dos principais interessados.

1 – Confiabilidade: A maioria das pessoas quer trabalhar e fazer negócios com os líderes que confiam. A confiança é uma das qualidades mais importantes que os gestores devem procurar em um líder. Se as pessoas não tiverem certeza se podem confiar em alguém, serão menos propensas a querer abraçar a visão e a direção do líder.

 

2 – Transparência: Esta característica caminha lado a lado com a confiança. Líderes fortes optam por ser transparentes nas suas comunicações. Eles querem que a equipe confie não só o que eles dizem, mas no significado de cada ação. Não há agendas escondidas ou a necessidade de ler nas entrelinhas. Transparência diz às pessoas muito sobre suas intenções. E a menos que a informação seja confidencial, a transparência é mais propensa a ajudar do que ferir.
3 – Concentração e estabilidade: Para conduzir sua equipe de forma eficaz, é imperativo se concentrar e manter a calma sob pressão, com a estabilidade e o pensamento equilibrado do líder para focar e voltar a ter agilidade.
4 – Objetivo e equitativo: Líderes fortes procuram ultrapassar construtivamente as diferenças, inclusive em suas comunicações. Os líderes eficazes escutam mais de um lado sem viés e trabalham com as principais partes interessadas para priorizar ideias e encontrar as soluções certas que melhor suportem os objetivos estratégicos globais.
5 – Confiança: Há uma grande diferença entre a arrogância, onde este tende a tornar os membros da equipe desconfortáveis e relutantes, especialmente ao compartilharem ideias e expressarem opiniões divergentes.  A autoconfiança, por outro lado, permite que as equipes trabalhem em prol de objetivos comuns.
6 – Liderança pelo exemplo: Os verdadeiros líderes envidam todos os esforços para viver de acordo com as mesmas regras que eles esperam dos outros e afirmam para a equipe que eles, também as cumprem. Líderes de fortes permitem que os membros da equipe utilizem os seus pontos fortes, dão o crédito quando devido e permanecem  respeitosos com os outros profissionais em todos os momentos.
7 – Energia e motivação: Ninguém quer um líder pessimista, negativo ou desencantado. Com agendas lotadas e metas que nem sempre são alcançadas, a disposição e as habilidades motivacionais do líder podem significar a diferença entre as equipes que trabalham de forma coesa ou não. Líderes eficazes elevam o moral da equipe e motivam.
8 – Acessibilidade: É impossível para um líder ser eficaz se for inacessível. Os membros da equipe e os interessados precisam saber que eles podem acessar facilmente o seu líder e se comunicar com ele livremente e sem barreiras.
9 – Clareza: Líderes de projeto adaptam seus métodos de comunicação, mídias e estilos ao seu público. Eles também têm a capacidade de tornar algo complexo em algo simples, para atingir o público em diferentes níveis.
10 – Respeito: Cultura, idade, sexo, experiência, educação e comunicação podem impactar os métodos de comunicação. Líderes eficazes se comunicam de uma forma clara e concisa, demonstrando respeito e  valorizando as contribuições e opiniões dos outros. Eles entendem que o respeito é a chave para manter relações de trabalho positivas.

Fonte: Da Redação, com CIO/EUA

 

Procure uma de nossas unidades:

Caldas Novas: (64) 3424-2613
Cidade Ocidental: (61) 3625-4041
Gama: (61) 3311-9911
Jaraguá: (62) 3943-5857
Riacho Fundo: (61) 3333-3974
Rio Verde: (64) 3050-1767
Silvânia: (62) 3332 1150
Taguatinga: (61) 3039-6803
Whatsapp: (61) 99244-5152

 

#fael #graduacao #vestibular #ead #estudeadistancia #fuipromovido #sejaevolucao #bacharel #licenciatura #tecnologo #supletivo #eja #grupoevolucao #colegiosolucao #anapolis #belavista #brasilia #caldasnovas #cidadeocidental #gama #jaragua #riachofundo #rioverde #silvania #taguatinga #distritofederal