10 perguntas e respostas sobre graduação à distância

 

O sistema de ensino à distância vem crescendo e ganhando popularidade entre os estudantes brasileiros, mas ainda existem muitas dúvidas relacionadas ao procedimento encarado por quem opta por um curso não presencial. Reunimos aqui 10 das perguntas mais frequentes sobre ensino à distância para ajudar a esclarecer tudo o que você precisa saber antes de começar o seu. Confira:

  1. O que é ensino à distância?

É a modalidade de ensino em que o aluno não precisa estar presencialmente na instituição para receber os conteúdos, realizar provas, trabalhos e outras tarefas. Os materiais podem chegar ao aluno de diversas formas, como internet ou correio, e as atividades geralmente envolvem discussões online, leitura e outros projetos.

  1. Quem pode fazer EAD?

Assim como nas graduações tradicionais, o perfil do aluno de EAD é bastante amplo. Os únicos requisitos para participar são o nível de escolaridade compatível ao curso desejado (quem quer fazer uma graduação precisa do ensino médio completo, por exemplo) e possibilidade de acesso aos materiais da instituição, já que grande parte do material didático é disponibilizado online.

  1. O que é um polo de educação à distância?

Os cursos EAD nem sempre são completamente à distância. Na maioria deles, é solicitado que o aluno compareça algumas vezes à instituição para fazer provas presenciais ou assistir à aulas transmitidas via satélite. É para isso que servem os polos de educação, locais onde os alunos podem comparecer para ocasionais atividades presenciais.

  1. Um curso à distância é mais fácil do que um presencial?

Não. Essa é uma ideia equivocada, já que os cursos à distância possuem tudo que um presencial costuma ter: trabalhos, provas, frequência e nota mínima. Pode ser mais fácil pela questão da flexibilidade de horários, mas exige muita disciplina e aborda os conteúdos de forma tão completa quanto em um curso tradicional.

  1. Quais as vantagens de optar por um curso à distância?

Os benefícios variam de acordo com o perfil e os objetivos do aluno, mas no geral é possível listar 3 vantagens universais da graduação EAD: possibilidade de montar a própria rotina de estudos, economia de tempo e dinheiro para se deslocar até a instituição e preços geralmente mais acessíveis na mensalidade.

  1. Um diploma EAD tem o mesmo valor dos demais?

Sim! Desde 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estipula que um diploma de ensino à distância tem o mesmo valor do que um diploma de curso presencial.

  1. Curso à distância é só assistir à videoaula?

Não. Assim como nos cursos presenciais, um curso EAD trabalha com materiais didáticos diversos, como textos para leitura, exercícios no computador e datas para debates virtuais. Geralmente há também eventuais atividades no polo da instituição, que podem ser em grupo ou individuais.

  1. Não terei professores e colegas para tirar dúvidas?

Os cursos EAD disponibilizam tutores para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas com a mesma facilidade com que fariam presencialmente. Na maioria dos casos, é possível fazer perguntas por email, chat ou um fórum destinado a perguntas e respostas. Os alunos também são encorajados a participar de discussões sobre a disciplina, tirando dúvidas e trocando experiências com outros alunos.

  1. Quem faz um curso EAD costuma ganhar salários mais baixos?

Não, nada disso. Um estudo feito em 2010, intitulado “A Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho”, mostrou que alunos graduados em instituições à distância recebem salários tão altos quanto alunos graduados em instituições presenciais.  O que leva-se em conta nas entrevistas de emprego são os conteúdos adquiridos.

  1. É preciso ter um computador moderno ou entender muito de informática?

Para utilizar os materiais didáticos online, basta um computador com configurações básicas e acesso à internet. Não é preciso entender muito de tecnologia, já que o aluno na maior parte do tempo estará apenas reproduzindo vídeos e fazendo o download de arquivos de leitura. Todas as dúvidas sobre esses procedimentos também podem ser esclarecidas com o professor ou tutor do curso, por isso não existe motivo para preocupação.

Este post tem um comentário

  1. ruth

    oi meu nome e ruth tem que paga ou tem bolsas para aqueles que nao podem pagar?

Comentários encerrados.